CASE (Centro de Animação Sócio Educativo – Oficina da Criança)

Proposta de
Descrição
Liberdade, trabalho com a comunidade, criatividade, educar para formar pessoas ativas na nossa sociedade. “ O Centro de Animação Socioeducativo (CASE) | Oficina da Criança baseia-se em dinâmicas de Educação Informal, Educação pela Arte, Educação de Cidadania Ativa. Destina-se a crianças/jovens, com idades entre os 5 e os 14 anos, no regime de frequência livre e em contexto escolar, com idades entre os 3 e os 14 anos, de segunda a sexta das 9h às 18h. Funciona em regime de porta aberta, ou seja, a criança/jovem tem a liberdade de sair/entrar sem a supervisão do técnico deste serviço, sendo da inteira responsabilidade de cada família a frequência da criança no CASE. O adulto é apenas o facilitador de uso do espaço e de respostas ao objetivo da sua frequência – Brincar ou criar algo. O CASE dispõe de diferentes espaços criativos e lúdicos, entre os quais oficinas de Carpintaria, Olaria, Expressão Plástica, Costura, Cozinha, Sala de quebra cabeças (lego), Videoteca, Multiusos e Ludoteca e, ainda, outras oficinas exteriores dinamizadas por artistas ou outros.
Contexto do Território
Montemor situa-se no Alentejo Central. Tem 10 freguesias, 1232 km2 e 15.804 habitantes.
Geograficamente, encontra-se numa posição estratégica. Tem um clima mediterrânico, é geomorfologicamente aplanado, possui uma mancha florestal diversa e o rio Almansor. Economicamente caracteriza-se pela produção de produtos regionais e pelo sector dos serviços. O turismo é um sector em crescimento, principalmente, o do turismo rural e cultural. A nível patrimonial caracteriza-se através do seu património arqueológico, imaterial e construído, religioso, natural e cultural. Culturalmente a vontade municipal coloca a cultura como identidade e pilar da capacitação territorial através da oferta de condições para a sua expressão e desenvolvimento e da diversidade e polivalência das suas práticas, contando com serviços e equipamentos culturais e socioeducativos de qualidade e com um vasto tecido associativo dinâmico e perseverante. Montemor é um centro de criatividade que através de vários agentes dinamiza de forma sustentada o crescimento da economia local e gera inovação social. O projeto integra-se num ecossistema cultural único que potencia as diversas constelações culturais da cidade.
Extensão temporal de desenvolvimento
Objetivos gerais e específicos
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS GERAIS
● Capacitar crianças conhecedoras das suas origens e elementos ativos na
intervenção no meio em que vivem;
● Dar a conhecer a existência de património sensibilizando para a sua conservação e preservação;
● Dar a conhecer diversas atividades sociais, económicas, ambientais e culturais do Concelho, o seu enquadramento histórico e referências;
● Desenvolver temas que enriqueçam e completem os currículos educativos, numa perspetiva de enquadramento de conteúdos numa realidade próxima às crianças de Montemor.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS OPERACIONAIS
- Educar com práticas artesanais, na carpintaria, na costura, na olaria, na expressão plástica, cestaria, onde em cada projeto vindo de uma criança se torna uma estratégia de adquirir o conhecimento.
● Envolver as crianças em cada passo de construção do seu projeto, convidá-las a pensar e a exteriorizar através do desenho o que se quer fazer.
● Planificar através da interação com o adulto, com o entender de um compromisso de não abandonar o seu trabalho e voltar à Oficina da Criança para concretizá-lo.
● Potenciar a socialização na relação entre pares e na relação com o adulto/animador deste espaço, através das dinâmicas do jogo, da atividade lúdica ou trabalho em ateliês.
● Promover o desenvolvimento da criatividade através da exploração de diferentes técnicas de expressão plástica e artesã.
● Incentivar competências de cidadania e cooperação na dinâmica interna da oficina da criança
Impactos esperados
“(…) só vista! Podemos tentar contar como é. Podemos teorizar o conceito, o projeto. Podemos até fazer um magnífico livro. Poder até podemos … mas não é a mesma coisa! O espaço tem algo especial. “
O presidente da Câmara Carlos Pinto de Sá em Percursos 30 anos de uma Oficina para Criança 2011;
● O investimento que o Município fez em prol de “uma formação cultural e de criação artística na infância (…) estimulando ainda mais o papel de cada cidadão no desenvolvimento cultural do concelho”
Terezinha Tavares Percursos 30 anos de uma Oficina para Criança;
● “(…) orgulho imenso e satisfação não só pelos resultados alcançados, como pelo facto dos objetivos traçados no início se manterem intactos e a certeza que a Oficina da Criança continua a ser necessária!”
Discurso de inauguração CASE Presidente CMMN Hortênsia Menino 2017;
● A Oficina da Criança em colaboração com o Agrupamento de escola de Montemor–o-Novo (AEMN), desenvolve “(…) ações pedagógicas, transmitindo, de uma forma mais lúdica, os conhecimentos (…)“;
Terezinha Tavares Percursos 30 anos de uma Oficina para Criança 2011
● O CASE contribui para construção de uma comunidade que participa e defende esta forma particular de educar e que é transmitida geracionalmente;
● O CASE é também uma memória feliz para a comunidade, uma memória que lhes trás recordações de experiências que marcaram a sua infância, lembranças de pessoas que conheceram e com quem interagiram;
● A Oficina da Criança é uma marca que ficou como referência na cidade e que nesta comunidade se tornou marca de uma educação de qualidade;
Práticas de avaliação
Nestes 40 anos, a Oficina da Criança foi porto de abrigo para muitas crianças do Concelho. Crianças que esperavam o seu transporte para voltar para as suas casas, e que no seu tempo de espera aproveitavam para vir à Oficina concretizar um projeto ou simplesmente brincar e fazer um jogo na Ludoteca. Foi grande a conquista da integração no plano educativo do AEMN, considerando a Educação pela Arte uma forma de adquirir competências pessoais e sociais. Todo o investimento que o Município fez veio manifestar –se ainda mais na construção de um novo equipamento em 2017 – a Oficina da Criança. É nesta década (2010 – 2020) que se dá o salto de reconhecimento de um trabalho sólido em metodologias na prática da Animação Socioeducativa. Foram elaboradas dezenas de propostas de integração de textos reflexivos para educar com consciência e feitas publicações sobre a atividade do projeto. Os indicadores de registo de frequência apontam para uma média de 60 utilizadores diários em trabalho com escolas e cerca de 100 utilizadores diários em períodos de férias.